Segundo a prefeitura foi realizado entre os dias 13 e 21 de setembro, um teste de capina elétrica na Rua Sargento Andiras Nogueir.
Caçapava estuda adotar a prática da ‘capina elétrica’ na manutenção das áreas públicas da cidade, facilitando a eliminação das chamadas ervas daninhas e dos matos que crescem no meio fio das ruas da cidade.
Segundo a prefeitura, através da equipe de Projetos e Economicidade, foi realizado entre os dias 13 e 21 de setembro, um teste de capina elétrica na Rua Sargento Andiras Nogueira, na Vila Pantaleão, com a empresa GS Ambiental, Tecnologia e Soluções.
“O objetivo foi verificar, na prática, a ação do equipamento que atua com descargas elétricas nas ervas daninhas e matos que crescem no meio fio das ruas. O teste aconteceu sem custos para o município, com exclusivo propósito de avaliar a tecnologia utilizada e a viabilidade de implantação”, disse a prefeitura, em nota.
Segundo informações dos técnicos responsáveis, o método impede o crescimento da planta matando sua raiz e sementes. “Elimina completamente todo o residual vegetativo a partir da quarta aplicação, sem usar nenhum tipo de substância no solo, apenas energia de alta tensão liberada pelas “vassouras” do veículo que passam sobre a vegetação”, disse a prefeitura.
Ainda de acordo com a administração, a principal vantagem do serviço é a eficiência. “Se for viável, a implantação desse sistema, que está em estudo, vai agilizar o processo de capina nas diversas regiões, evitando situações de retrabalho das equipes de limpeza urbana, principalmente no período de chuvas, quando o mato cresce mais rapidamente”, afirmou.